navegacao navegacao

Fundado em 2003, o Instituto Elisabetha Randon, que nasceu como uma Organização da Sociedade Civil com Interesse Público (OSCIP), completa 15 anos em 26 de junho, tendo beneficiado mais de 400 mil pessoas, por meio de iniciativas voltadas à promoção da cidadania e do desenvolvimento social.

 

Tratam-se de ações direcionadas à educação, à cultura, à assistência social e ao estímulo à prática do voluntariado, através de programas como Florescer, Florescer Iniciação Profissional, Vida Sempre, Ser Voluntário, Rede Parceria Social e Memorial Randon. A data foi comemorada em uma reunião-almoço na CIC, no dia 18 de junho, com uma palestra do cientista social, Léo Voigt ,que abordou O Investimento na Comunidade compondo o capital social da empresa.

 

Para a diretora-presidente do IER, Maurien Randon Barbosa, a trajetória do IER pode ser considerada vitoriosa por conta da determinação das Empresas Randon em manter os investimentos sociais, apesar das cíclicas crises econômicas que atingem as empresas, especialmente a mais recente e prolongada dos últimos três anos. “Por tudo isto, registro nossa gratidão especial aos funcionários às empresas e instituições que contribuem de alguma forma para mantermos as iniciativas de responsabilidade social”, observa Randon Barbosa.

 

Sobre os nosso programas

Programa Florescer – Idealizado pelo empresário Raul Anselmo Randon e uma das principais iniciativas de responsabilidade social do IER, o programa Florescer completou 16 anos em março, alcançando mais de 5.490 atendimentos aos beneficiários, nos dois núcleos em operação em Caxias do Sul (RS) – Randon e Fras-le - e também 5.160 atendimentos fora de Caxias, nas franquias sociais Florescer.

 

Florescer Iniciação Profissional – Concluída a formação no Florescer, os beneficiários ingressam no programa Florescer Iniciação Profissional, que oferece cursos técnicos e, em parceria com o SENAI, para formação no campo da iniciação profissional, e supre necessidades de qualificação técnica dos adolescentes de 15 a 16 anos.  Em 2017, foram formados 67 adolescentes no curso de Assistente Administrativo.

 

Vida Sempre – Criado em 2010 com a missão de contribuir para a educação e segurança no trânsito, oferece informações educativas a motoristas e pedestres visando orientá-los para um comportamento adequado e seguro através de palestras, jogos, teatro, dicas em meios de comunicação e material impresso. Em 2011, o Instituto passou a promover teatro itinerante, que já está na 6ª edição, com apresentações na região Sul do país, tendo um público em torno de 400 mil espectadores que assistiram a peça.  Também, a partir de 2018, passou a oferecer, para motoristas de caminhão, curso de direção defensiva e economia de pneus, em parceria com o instrutor Roberto Branco. 

 

 

Ser Voluntário – Lançado em 2005, visa estimular a força de trabalho das Empresas Randon a desenvolver ações comunitárias, junto a escolas públicas. Os voluntários prestam serviços de reforma e pintura predial, manutenção de computadores, corte de grama e outros, em quatro escolas públicas de Caxias do Sul, parceiras do Programa Florescer. Ao disponibilizarem seu tempo livre, os voluntários despertam novas habilidades e competências pessoais, além do sentimento de que, com pequenas ações, é possível fazer algo por um mundo melhor. Este programa beneficia em torno de 1000 estudantes/ano com suas ações. 

 

Rede Parceria Social – Em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho, Justiça e Direitos Humanos do RS, o IER disponibiliza recursos para entidades gaúchas que desenvolvem trabalhos com crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, na modalidade de Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos. Desde 2009, o IER já beneficiou, através desta iniciativa, 73 instituições e 7.892 crianças e adolescentes. 

 

Memorial Randon – Criado para preservar e disseminar a história das Empresas Randon, é um espaço corporativo que reúne documentos históricos relacionados à todas as empresas que fazem parte da Companhia, onde recebem tratamento técnico necessário para sua guarda permanente. Atualmente, o acervo do Memorial Randon possui aproximadamente 35.000 documentos entre fotografias, relatórios, vídeos, memória oral, mídia digital, campanhas publicitárias, revistas, informativos, jornais e outras peças. Destes 11.350 registros estão catalogados no banco de dados informatizado. Como subsídio teórico, o espaço conta com uma pequena biblioteca com obras relacionadas à história do transporte no Brasil e no mundo. Desde 2016 vem sendo oferecida, para alunos do curso de história da UCS, uma oficina de guarda e conservação de documentos de seu acervo. 

 

INSTITUTO ELISABETHA RANDON

VISÃO: Ser referência nacional em desenvolvimento social. 

MISSÃO: Promover o desenvolvimento social, através de suas ações e programas.

compartilhe

Leia
Também

Hoje, dia 6 de agosto, o grande idealizador das Empresas Randon, o Sr. Raul Randon, estaria completando 91 anos de vida.
Quais são os riscos de sairmos a pé de casa para qualquer atividade? Você sabe? A princípio, nenhum risco. Porém, são os pedestres as principais vítimas do trânsito em muitos Estados do país.
O Instituto Elisabetha Randon acaba lançar o seu novo website! Acesse e confira as novidades!
O programa Florescer agradece mais um ato de solidariedade nessa jornada enfrentando a pandemia trazida pelo COVID-19.